Cristiane Alves Camacho dos Santos possui graduação em História pela Universidade de São Paulo (2005) e mestrado em História Social (2010) pela mesma universidade. Pesquisou a leitura da colonização portuguesa da América no processo de independência do Brasil por meio da análise de documentação periódica publicada no Brasil entre 1821 e 1822, com bolsa concedida pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP). Atualmente, desenvolve hipóteses para uma nova investigação, de doutorado, sobre a produção intelectual do abade Dominique-Georges-Frédéric de Pradt e o uso de suas ideias no bojo do processo que resultou na independência do Brasil.

Cristiane Alves Camacho dos Santos has a B.A. in History and a Master’s degree in Social History from the University of São Paulo. She researched the readings of the Portuguese colonization of America in the Brazilian independence process by means of the analysis on the press published in Brazil between the years of 1821 and 1822. Her research has received grants from FAPESP. She is currently working on a prospectus for a Ph.D project that will look into Abbé De Pradt’s intellectual production and the use of his ideas in the process that led to Brazil’s independence.

Currículo Lattes

Publicações online:

Escrevendo a história do futuro: a leitura do passado no processo de independência do Brasil. São Paulo: FFLCH/USP, 2010 (Dissertação de mestrado).

La movilización político-identitaria de la historia en el proceso de independencia de Brasil (1821-1822). Memoria y Sociedad 14, no. 28 (2010): 33 -
50.

A leitura da colonização portuguesa da América no processo de independência do Brasil (1821-1822). Almanack Braziliense (Online), v. 8, p. 109-116, 2008.