Elis Pacífico Silva tem graduação em História pela Universidade Federal de Viçosa (UFV) e é mestranda do Programa de História Social da Universidade de São Paulo (USP), com bolsa de estudo concedida pela CAPES. Pesquisa atualmente a construção de uma identidade nacional brasileira, especificamente as expressões vocabulares empregadas por viajantes ingleses e franceses, que estiveram no Brasil entre os anos de 1808 e 1822, para se referirem aos seus habitantes. O trabalho visa contemplar como tais expressões interagem com o processo mais geral de configuração e politização de uma identidade coletiva que, naquele mesmo período, tornar-se-ia referência básica da nação brasileira, que ainda não estava devidamente constituída.

Elis Pacífico Silva has a bachelor degree in History from the Federal University of Viçosa (UFV) and is currently a graduate student in the program of Social History of the São Paulo University (USP), where she has a CAPES grant. Her research is on  Brazilian national identity building, with a focus on lexical expressions used by English and French travelers who visited Brazil between the years 1808 and 1822, to refer to its inhabitants. The work aims to contemplate how such expressions interacted with the more general process of configuration and politicization of collective identity which would, in that same period, become a basic reference of the Brazilian nation.