Possui graduação em História pela Universidade de São Paulo (2005) e mestrado em História Social pela Universidade de São Paulo (2009), atuando principalmente nos seguintes temas: direito, justiça, escravidão, manumissão, resistência e tráfico de escravos. Atualmente, desenvolve pesquisa de doutorado pelo mesmo Programa de Pós-Graduação em História Social da Universidade de São Paulo, comparando os quadros jurídicos de Brasil e Cuba sobre a escravidão, entre os séculos XVIII e XIX.

Waldomiro Lourenço da Silva Júnior holds a BA in History from the Universidade de São Paulo (2005) and a MA in Social History from the same institution (2009). He is especially interested in the following topics: law, justice, slavery, manumission, the slave trade, and resistance. His current PhD research at the Universidade de São Paulo compares the legal frameworks of slavery in Brazil and Cuba between the eighteenth and nineteenth centuries.

Publicações online:

Resenha de OLIVEIRA, Mônica Ribeiro de e ALMEIDA, Carla Maria de (orgs.). Exercícios de micro-história. Rio de Janeiro: Editora FGV, 2009, 300 p., in Revista de História, São Paulo, n. 165, p. 471-480, jul./dez. 2011

Alforria, liberdade e cidadania: o problema da fundamentação legal da manumissão no Antigo Regime ibérico, in Revista de Indias, Vol 73, No 258 (2013)

Apontamentos sobre a tradição legal portuguesa a respeito da escravidão negra na América, in 3º Encontro Escravidão e Liberdade no Brasil Meridional.