Alain El Youssef possui graduação em História (2007) e Mestrado em História Social pela Universidade de São Paulo (2010). Na Iniciação científica e no Mestrado, contou com o financiamento da FAPESP para uma pesquisa que investigou a relação entre imprensa e escravidão no Rio de Janeiro durante a primeira metade do século XIX. Atualmente, cursa o Doutorado pela mesma instituição, estudando a influência da abolição em Cuba e nos Estados Unidos sobre o processo abolicionista brasileiro. Tem experiência na área de História, com ênfase em história política do Império do Brasil, tráfico negreiro e escravidão.

Alain El Youssef has a B.A. in History (2007) and a Master's degree in Social History (2011) from the University of São Paulo, and is currently pursuing his PhD in the same institution. He received funding from FAPESP, from the beginning of the research through the M.A, for his project that examined the relationship between the press and slavery in Rio de Janeiro during the first half of the nineteenth century. His research investigates how Cuban and U.S. abolitionism influenced abolition in Brazil. Alain's interests lay in the Brazilian Empire political history, slave trade, and slavery.

Currículo lattes

Publicações online:

Vale expandido: contrabando negreiro e a construção de uma dinâmica política nacional no Império do Brasil, in Almanack Braziliense. São paulo, nº 7, maio 2014.

Haitianismo em perspectiva comparativa: Brasil e Cuba (sécs. XVIII-XIX): 4º Encontro Escravidão e Liberdade no Brasil Meridional. Curitiba: maio 2009.

LESSA, Mônica Leite; FONSECA, Silvia Carla Pereira de Brito (org.) Entre a monarquia e a república: imprensa, pensamento político e historiografia (1822-1889) Rio de Janeiro: Eduerj, 2008. Resenha de Alain El Youssef, in Almanack Braziliense, São Paulo, nº 10, p. 185-188, nov. 2009.

COSTA, Wilma Peres; OLIVEIRA, Cecília Salles (orgs). De um Império a outro: Estudos sobre a formação do Brasil, séculos XVIII e XIX. São Paulo: Hucitec/FAPESP, 2007. Resenha de Alainl El Youssef, in Almanack Braziliense, São Paulo, nº 08, p. 139-142, nov. 2008.