Mariana Ferraz Paulino

Graduada em História pela Universidade de São Paulo - USP.  Em sua pesquisa, analisa o conceito de "Tempo" nos discursos dos reformistas ilustrados portugueses e espanhóis sobre as Américas, entre 1750 e 1807. Em 2014 realizou período de intercâmbio na Universidade de Coimbra através do Programa Santander de Bolsas Luso-Brasileiras, e em 2016 participou da I Escuela de Verano em Historia Conceptual – Modernidades Iberoamericanas, realizada no Colégio de México. É uma das coordenadoras do laboratório “História do Tempo – Teoria e Metodologia”, vinculado ao LabMundi. Atualmente, é Assistente Editorial da Revista Almanack, periódico acadêmico especializado na história da formação dos Estados nacionais no Brasil e em todo mundo, entre os seculos XVIII e XIX.

Mariana Ferraz Paulino is a History major at the University of São Paulo and a member of the Epígrafe’s editorial board (an academic journal associated with the History Department of the University of São Paulo). She is part of the project "A History of Historical Time: from Portuguese America to the Empire of Brazil (1750-1831)", where she develops her own research project entitled "Time and Change in the Portuguese Enlightened Reformists' speech (1750-1807)". She is currently conducting research at the University of Coimbra (Portugal).