Gabriel Aladrén é pós-doutorando no Departamento de História da Universidade de São Paulo (USP). Graduou-se pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e concluiu o mestrado e o doutorado na Universidade Federal Fluminense (UFF).  Suas pesquisas exploram a história da escravidão no Brasil e na América espanhola nos séculos XVIII e XIX. Atualmente desenvolve pesquisa sobre o impacto da escravidão na elaboração da política externa luso-brasileira para o Rio da Prata, entre 1777 e 1828. Sua tese de doutorado, defendida em 2012, discute as relações entre escravidão e guerra no processo de constituição da fronteira sul do Império luso-brasileiro. Sua dissertação de mestrado, publicada em 2009 sob o título Liberdades negras nas paragens do sul, examina as alforrias e a vida social e econômica de libertos no Rio Grande do Sul.

Gabriel Aladrén is a postdoctoral fellow in the History Department at Universidade de São Paulo (USP). He holds a BA from the Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) and MA and PhD degrees from the Universidade Federal Fluminense (UFF). His research explores the history of slavery in the Iberian Atlantic during the eighteenth and nineteenth centuries. Currently, he is studying the role of slavery in shaping Luso-Brazilian foreign policy towards the Río de la Plata between 1777 and 1828. His PhD dissertation, concluded in 2012, explores the connections between slavery and war in the construction of Brazil's southern border. His MA thesis, published in 2009 (Liberdades negras nas paragens do sul), examines the patterns of manumission and the social and economic life of free blacks in Rio Grande do Sul.

Publicações online:

Sem respeitar fé nem tratados: escravidão e guerra na formação histórica da fronteira sul do Brasil (Rio Grande de São Pedro, c. 1777-1835). Tese de doutorado. Niterói: UFF, 2012.

História atlântica vista de baixo: marinheiros, escravos e plebeus na formação do mundo moderno. Resenha de "A hidra de muitas cabeças", de Peter Linebaugh e Marcus Rediker. Tempo. Revista do Departamento de História da UFF, v. 15, p. 271-277, 2011.

"Feeding the City", de Richard Graham - ResenhaInternational Review of Social History, v. 56, p. 546-548, 2011.

Ascensão social e inserção econômica de ex-escravos: o caso do liberto Pedro Gonçalves (Rio Grande do Sul, século XIX)Nuevo Mundo-Mundos Nuevos, 2009.

Experiências de liberdade em tempos de guerra: escravos e libertos nas Guerras Cisplatinas (1811-1828). Estudos Históricos (Rio de Janeiro), v. 22, p. 439-458, 2009.

Alforria, paternalismo e etnicidade em Porto Alegre, 1800-1835. Anos 90 (UFRGS), v. 15, p. 125-160, 2008.